Semanalmente, as professoras terão garantido horários de registro sobre o trabalho que será realizado com as crianças. Este material servirá de
apoio para a avaliação do próprio trabalho pedagógico nos próximos meses (Setembro, Outubro, Novembro), ao mesmo tempo, tais registros serão transformados em um relatório final, entregue para cada família no final
do ano.
Nesse relatório descrevemos sobre
alguns trabalhos que foram realizados com o Grupo de crianças. As atividades
relatadas são escolhidas pelas professoras, e supervisionadas pela equipe
técnica, a partir do que elas julgaram ser mais significativos para todos. Esse
relato é intercalado com as escritas sobre as crianças individualmente. Cada
relatório é único, traz imagens de cada criança e escritas singulares de seu processo
de aprendizagem e socialização. Ele é um documento sobre a criança, que
comunica às famílias aspectos do desenvolvimento da criança que a família não
vivencia na Creche.
Alguns temas do relatório são
permanentes, assim pretendemos indicar como foi: o seu percurso de adaptação
inicial e/ou continuada; o seu relacionamento com seus pares e com adultos; seu
aprendizado sobre os cuidados consigo, com o outro e com o meio ambiente; seu
interesse pelo mundo letrado; suas experiências na linguagem artística; suas
experiências na linguagem matemática, seu
percurso na construção da autonomia; seu brincar; entre outros.
Assim, o relatório realizado na
Creche Central, mais do que se configurar como um meio de avaliação da criança,
pretende ser uma forma de comunicação com as famílias, em que narramos processualmente
as experiências que a criança passou na Creche Central.
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