O QUE SÃO AS FORMAÇÕES CONTINUADAS MENSAIS?

De acordo com o Projeto Político Pedagógico da Creche Central, a Formação Continuada se tornou um mecanismo institucional extremamente importante para podermos realizar um trabalho de qualidade, com uma equipe que se comprometa de forma coerente ao atendimento à Infância, respeitando a concepção de nosso trabalho educacional.

Além desse tipo de capacitação se configurar como um momento em que o professor se desenvolve e se atualiza, pois estuda, reflete sobre sua prática e constrói conhecimentos acerca de seu trabalho com as crianças, contamos também com a participação da equipe de apoio em alguns momentos desses encontros, por entendermos que é necessário que todos os membros da instituição, mesmo atuando em diferentes segmentos, possam realizar reflexões permanentes sobre a função da Creche, a saber, educar/cuidar de crianças de 0 a 6 anos.

Portanto, os 70 funcionários da Creche Central participam das formações, que podem ser específicas em sua área de atuação e ocorrer nos momentos de Formação Continuada ou fora deles. Os funcionários podem fazer cursos fora da Creche ou participar de seminários com especialistas convidados e/ou colaboradores que venham até nós.

Todo começo do ano elegemos coletivamente o tema que pretendemos nos aprofundar para avançarmos em termos de qualidade do trabalho que exercemos.

Entendemos as Formações Continuadas como momento fundamental para a construção do coletivo de nossa equipe, pois todos os funcionários estão reunidos no mesmo horário, discutindo diversos assuntos que vão desde o trabalho junto às crianças até normas de convivência entre todos os adultos. Também, nesses dias, é reservada 1 hora para os funcionários discutirem questões específicas da vida funcional na Universidade, é chamado Momento do Funcionário.

Na Creche Central, os educadores assim como os demais funcionários, têm garantido outros espaços e tempos na rotina para realizar práticas sistemáticas de análise das ações desenvolvidas, troca de experiências, discussão coletiva do trabalho, planejamentos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário